A ejaculação precoce acontece com homens que chegam ao orgasmo de maneira muito rápida durante a relação sexual, as vezes já nos primeiros segundos da penetração ou até antes, durante as preliminares.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!É um problema bastante comum, atingindo um em cada três homens. A ejaculação precoce é um problema sexual que atinge cerca de 25% dos homens de diferentes faixas etárias em ao redor do planeta.
Os adolescentes em geral padecem desta disfunção sexual, pois é resultado da carga hormonal levada nesta faixa etária, deixando os rapazes mais suscetíveis à excitação sexual.
No caso de homens maduros o problema está intimamente ligado a fatores de cunho psicológico, tais como: ansiedade, depressão ou estresse.
Nestes casos, são indicados tratamentos psicológicos ou terapias, vamos conversar sobre isso hoje no nosso artigo!
Quais as causas e sintomas da ejaculação precoce?
A medicina ainda não conseguiu descobrir a causa desta disfunção sexual., mas acredita-se que a ansiedade, bem como outros fatores psicológicos e biológicos tenham influência nisto.
Dentre os fatores psicológicos destacam-se:
- Uso de certos medicamentos
- Disfunção erétil
- Ansiedade
- Problemas de relacionamento
- Depressão
Já os fatores biológicos são:
- Experiências traumáticas ou cirurgias.
- Níveis de neurotransmissores acima do normal
- Atividade anormal do sistema ejaculatório
- Inflamação ou infecção na próstata ou na uretra
- Fatores hereditários e/ou genéticos
- Distúrbios da tireoide – Hipotireoidismo ou hipertireoidismo
- Níveis hormonais acima do normal
Além destas causas, alguns fatores de risco também podem ocasionar este problema:
- Estresse e ansiedade: problemas emocionais, instabilidades de humor, depressão e estresse crônico tendem a ocasionar limitação na capacidade de concentração e de relaxamento, levando o homem a ejacular mais rapidamente
- Problemas de saúde: ex pacientes de câncer, ou mesmo homens com doenças cardíacas severas podem apresentar quadros deste problema
- Disfunção erétil: problemas em manter uma ereção, ou mesmo em tê-la, seguidamente acarretam em ejacular antes do previsto.
O principal sintoma é a ejaculação ocorrer de maneira muito rápida, seja na penetração ou mesmo na masturbação, o que gera ansiedade e frustração ocasionando ainda mais episódios do problema.
Como saber se a ejaculação precoce é psicológica ou orgânica?
O Profissional médico ao receber o paciente em seu consultório primeiro fará uma anamnese que nada mais é do que uma entrevista sobre seu histórico a fim de identificar as causas do problema que podem ser dos seguintes fatores:
- biológicos: como disfunção erétil, inflamações na próstata e uretra,
- genéticos: baixo fluxo sanguíneo e problemas hormonais, ou
- psicológicos e emocionais, como ansiedade e problemas no relacionamento
O homem precisará inicialmente fazer uma bateria de exames solicitados pelo urologista, e caso após todos os exames estejam dentro da normalidade, a causa pode estar relacionada a fatores psicológicos.
O estresse e a fadiga extrema são os fatores de maior influência nesses casos em que não há explicações viáveis através de exames médicos.
Nestes casos, o tratamento psicológico ou terapias alternativas, como a terapia sexual individualizada ou de casal podem entrar em ação.
Há uma certa desconfiança dos homens quanto ao funcionamento destas terapias, mas o importante é buscar tratamento especializado, sem se sentir constrangido ou envergonhado. Quanto antes iniciar a terapia, mais cedo os resultados aparecerão.
Como buscar auxílio médico para a ejaculação precoce
Porém ainda é muito grande a resistência do público masculino em buscar ajuda para esta questão.
A maior queixa dos Homens que procuram os consultórios médicos com esta disfunção é de sentirem-se estados por não conseguirem satisfazer plenamente a esposa ou companheira.
Isso dificulta ainda mais o tratamento levando muitos homens a sofrerem por muitos anos até criar coragem para procurar ajuda especializada.
Esta espera longa porém tende a piorar consideravelmente o tempo de desempenho pré-ejaculatório do homem, pois o quadro é agravado à medida que a disfunção causa frustração, estresse e ansiedade aos homens.
A ejaculação precoce pode causar prejuízos a qualidade de vida e atividade sexual dos pacientes; em alguns casos o homem passa, até mesmo, a evitar relações íntimas.
Sem tratamento adequado, a ejaculação precoce pode ocasionar perda de autoestima e confiança aos homens, e até mesmo acabar com relacionamentos, por isso é extremamente importante buscar auxílio de especialistas e realizar tratamento para combater ou mesmo, minimizar o problema.
Estes tipos de disfunções são cuidados por um médico Urologista, que é especializado em problemas em Pênis, Testículos, Bolsa Escrotal, Próstata, ou seja tudo relacionado ao aparelho reprodutor masculino.
A ejaculação precoce possui tratamento, entretanto, é comum que o homem se sinta envergonhado e recorra a produtos e hormônios vendidos sem prescrição médica, que podem gerar diferentes complicações a sua saúde.
Como devo agir durante a consulta médica e a terapia sexual?
Quando se fala em ejaculação precoce deve-se ter em mente que o assunto é muito delicado, além de causar constrangimento ao paciente, impacta consideravelmente a qualidade de vida de quem passa pelo problema, já que as causas estão ligadas a fatores emocionais.
Primeiramente o homem deve estar aberto a sugestões e disposto a compartilhar do seu problema com o profissional escolhido.
Procure ser o mais sincero possível ao falar da sua rotina sexual. Provavelmente o médico querer a saber detalhes desde o início da sua trajetória, questionando até mesmo questões relacionadas a sua infância.
É preciso que você tenha a disposição em falar do problema de maneira a auxiliar o médico descobrir as causas que o levaram a desenvolver a ejaculação precoce.
É essencial que o paciente tenha uma relação muito transparente e depositando sua confiança no profissional, para que ele possa expressar todas as suas angústias em relação ao problema e poder ser tratado adequadamente.
Portanto, em sua primeira consulta com o urologista, não será necessário sentir medo ou vergonha de conversar abertamente sobre o assunto.
É somente dessa maneira que o médico terá todas as ferramentas necessárias para amenizar e até eliminar a condição.
Atualmente existem muitas clínicas especializadas tem problemas sexuais masculinos que dispõe de salas de espera privativas proporcionando aos homens maior discrição e possibilitando que eles procuram auxílio de uma maneira que não ocasione vergonha ou timidez.
Terapia sexual funciona?
Em muitos casos de impotência sexual, as causas são de ordem psicológica e pessoal e nestes casos o homem deve procurar auxílio com um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta.
O mais importante é que o homem não tenha medo em se abrir e expor seus problemas. Há diversos tratamentos disponíveis para a impotência sexual e que se mostram bastante eficazes.
As terapias sexuais em geral acontecem concomitantemente ao tratamento medicamentoso, já que as terapias são um processo mais demorado para percepção dos resultados que ocorrem a médio e longo prazo.
Assim, as medicações conferem um resultado mais imediato e as terapias trabalham a autoestima masculina, porém, com um tempo mais extenso para percepção dos resultados.
Existem quatro tipos diferentes de terapia sexual::
Terapia sexual para homens solteiros:
Este tratamento tem foco em aumentar a autoconfiança do homem, dando a ele a coragem para se relacionar, pois muitos pacientes neste caso, possuem muita dificuldade para relacionamentos amorosos. Isso ocorre por acharem que as parceiras irão deixá-los caso o desempenho sexual seja insatisfatório.
O trabalho psicológico em casos assim é feito para que o homem desenvolva coragem e não tema as mulheres, buscando as razões que o deixaram inseguro ou hostil com as mulheres e o sexo.
Muitas vezes isso é influência de relacionamentos anteriores ou traumas de infância. O tratamento irá auxiliar o homem em todas estas questões, descobrindo o foco do problema psicológico.
Terapia sexual para homens comprometidos:
É optado por este tipo de tratamento quando o homem apresenta sintomas de depressão e esta mostra-se interligada ao relacionamento amoroso, já que ele se sente frustrado e inseguro por não chegar ao clímax do prazer sexual (orgasmo) e tampouco satisfazer a parceira por não conseguir obter uma ereção, dificultando o contato sexual.
O terapeuta irá atentar-se para as razões que levaram o paciente a sofrer de ejaculação precoce, procurando indícios no seu histórico sexual passado.
Como no item anterior a disfunção pode estar sim ligada a insegurança relacionada à figura feminina e/ traumas de criança.
Também é feito um resgate sobre o relacionamento atual desde o início das interações entre o casal, de maneira a descobrir se a impotência sexual já acontecia anteriormente ou foi consequência de entraves ou dificuldades no relacionamento atual.
Terapia sexual individual de casal:
Nesta terapia combinada, a esposa ou companheira participa do tratamento. O casal deve estar num consenso e com motivação para buscar ajuda.
O terapeuta terá uma conversa aberta com o homem e a parceira e é necessário que ambos sejam muito sinceros, a fim de que se possa encontrar a causa da disfunção e os fatores que desencadeiam a condição.
Quando as causas forem descobertas o terapeuta precisará saber a rotina sexual para sugerir saídas para a questão.
Terapia sexual em grupos de casais:
Este tratamento é feito com vários casais dispostos em círculo, onde cada casal expõe o seu problema, de maneira que todos sintam-se amparados, sabendo que seu problema não é o único.
Auxilia de forma que o casal aumenta sua cumplicidade e o homem ganha autoconfiança ao perceber que outros homens padecem desta condição.
Tratamento psicoterápico para ejaculação precoce
Um método de terapia sexual que vem sendo bem aplicado na ejaculação precoce é a psicoterapia. Esta é uma forma de tratamento para se modificar as condições que trazem mal-estar a uma pessoa.
Aplicada à sexualidade, e no caso à ejaculação precoce, a psicoterapia tem como objetivo auxiliar o homem, a superar o problema da falta do controle sobre a ejaculação. A psicoterapia comportamental foca o problema, considerando o homem e o casal.
No consultório o terapeuta conversará, perguntará como fazem as atividades sexuais e proporá, a cada semana, alterações da interação do casal para que modifiquem o comportamento sexual a fim de que esse homem desenvolva o controle sobre a ejaculação.
Podem ser feitas sessões individuais com o homem ou com a mulher.
Entendendo plenamente o funcionamento da terapia sexual
Para ter bons resultados na terapia sexual, conversar com a parceira é o primeiro passo para o sucesso, no caso de homens casados.
Aceitar que algo está errado e buscar solução para o problema ajuda a fortalecer os laços de confiança entre o casal.
O papel da sua parceira é muito importante na terapia, tão importante quanto o seu. A participação dos dois facilita a evolução no tratamento, traz uma melhora no relacionamento e também a aproximação do casal.
Ao procurar a terapia sexual, o terapeuta irá buscar com o homem e sua parceira as estratégias para melhorar a ejaculação precoce.
O tratamento é basicamente focado na mudança dos hábitos sexuais, de modo a conhecer melhor o próprio corpo e o corpo da parceira, descobrindo as áreas onde os estímulos sexuais são mais prazerosos em cada um e dando mais atenção às preliminares do que a penetração em si.
Essas e outras técnicas são trabalhadas durante a terapia sexual, além de haver um aprofundamento sobre o histórico seu e da parceira.
Por isso é importante que o casal seja unido e uma consulta em conjunto pode ser de grande valia, desde que a parceira seja uma apoiadora.
Isso aumenta a intimidade e ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo do homem, contribuindo para diminuição dos episódios de ejaculação precoce e consequentemente ampliando o tempo de controle ejaculatório.
O tempo de tratamento da terapia sexual é muito variado, já que se adapta às necessidades do homem, em seu tempo de melhora. O progresso depende do paciente e da sua predisposição às mudanças do comportamento sexual.
No caso da terapia sexual para casais, essas sessões compartilhadas têm o propósito de entender os aspectos emocionais envolvidos no relacionamento e no ato sexual em si.
Existem muitas formas de tratar a ejaculação precoce. A terapia sexual é apenas uma delas e pode ser eficaz em alguns casos. Mas lembre-se, que como envolve mudanças internas de comportamento, a terapia sozinha não opera milagres.
O tempo todo o paciente é orientado a aplicar o que lhe foi passado na terapia sexual com sua parceira ou mesmo com si próprio, assim a terapia sexual funcionará efetivamente se o homem estiver disposto e comprometido e que tenha uma parceira bacana que participe ativamente de todo o processo.
Gostou do artigo? Então temos mais uma dica valiosa para controlar a ejaculação precoce! Já experimentou o Vac Extensor? Não?
É um extensor peniano com mercado consolidado e uma ampla gama de clientes satisfeitos! Além de aumentar seu pênis de forma real e visível, de quebra você ainda auxilia a melhorar a ejaculação precoce!