O que é fimose, sintomas e tratamentos
A fimose não é apenas um problema para as crianças.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Os adultos também sofrem desta doença que pode afetar seriamente a qualidade de vida, especialmente na área sexual.
Mas há tratamentos muito eficazes para corrigir esse distúrbio.
Conheça todas as opções de tratamento e os sintomas.
O que é fimose?
Ela é uma anomalia na pele que cobre o pênis. Esta condição acontece quando o prepúcio é muito estreito na área da glande, por isso não pode ser completamente ou parcialmente retraído.
Isso causa muita dor e muitas vezes até lesões na área afetada.
Normalmente, essa doença é um problema muito comum em homens e em crianças pequenas.
Entretanto, muitas vezes essa condição é corrigida por si mesma à medida que a criança cresce, sendo mais comum ser resolvida após os 3 anos de idade.
Mesmo assim, não é uma condição que afeta apenas bebês, mas também pode se desenvolver em adultos jovens e idosos.
Quais os problemas que a fimose pode causar?
Excesso de pele pode atrapalhar o início da vida sexual e até causar câncer de pênis.
Fimose e excesso de pele no pênis são coisas diferentes. Uma precisa operar, a outra só opera se quiser.
A pior de todas é o tumor de pênis, que atinge 2% dos homens com câncer.
O que fazer com a fimose do bebê?
Os especialistas a classificam de duas formas. Uma delas é a chamada fimose fisiológica e todo bebê do sexo masculino nasce com ela – afinal, os meninos vêm ao mundo com uma pele, o prepúcio, grudada à glande, a cabeça do pênis.
Tipos de Fimose
1 – Fisiológica ou congênita
Esse tipo surge no nascimento e ocorre como resultado da adesão entre as camadas epiteliais do prepúcio interno e da glande.
Geralmente desaparece com o tempo, à medida que a pele adquire elasticidade e se alarga até que a glande possa ser completamente descoberta.
2 – Patológica ou adquirida
Diferente da congênita, esse tipo de condição pode ocorrer em qualquer idade.
Geralmente se desenvolve devido a outros problemas, como a balanite, um tumor maligno, falta de higiene da área, retração forçada, algum tipo de ferida ou infecção frequente do pênis.
É muito importante que você consulte o especialista sempre que perceber algum sintoma diferente e quando perceber que se encaixa em algumas das situações acima.
Dessa forma, evitará complicações mais sérias.
Outra maneira de classificar os tipos de fimose
Pontuiforme: a abertura do prepúcio tem um diâmetro muito pequeno, quase insignificante, embora a aparência e a espessura da pele sejam completamente normais.
Anemia por não cicatrização anular ou cicatricial: caracteriza-se por endurecimento da pele que circunda o orifício do prepúcio como resultado de infecções ou inflamações na área.
Anular: este tipo de fimose surge no momento em que o prepúcio fica com diferentes níveis de espessura ou diâmetro, impedindo a retração da pele.
Quais são as causas do aparecimento dessa doença?
Como comentamos no início deste artigo, a maioria dos bebês do sexo masculino tem essa doença.
Ela desaparece entre 3 e 5 anos de idade por conta própria através do crescimento natural da criança.
Em caso de persistência, a causa em crianças é geralmente devido à retração forçada do prepúcio no momento em faz a sua higiene intima.
Infecções frequentes: Geralmente as infecções são fúngicas, o que causa inflamação crônica com cicatrização no prepúcio, causando o estreitamento do mesmo.
Lágrimas ou feridas mal cicatrizadas: Como no caso anterior, após uma ruptura ou lesão, a cicatrização do tecido endurece o prepúcio dificultando a retração da pele.
Inflamação do prepúcio ou glande: Resultado de doenças como a balanite (inflamação na mucosa existente na cabeça do pênis), o prepúcio fica inflamado se não for tratado a tempo, pode cobrir completamente a glande impedindo a remoção do prepúcio.
Da mesma forma, isso pode causar o espessamento do tecido causando fibrose, o que complicaria ainda mais a situação e os sintomas da doença.
Sintomas da Fimose
Dificuldade em retrair o prepúcio: Pode ser difícil retrair completamente o prepúcio durante a relação sexual, masturbação ou limpeza da área.
Essa limitação causa dor e desconforto.
Sensação de tensão: Você pode sentir uma sensação de tensão causada pela dificuldade de retração do prepúcio.
Além disso, este sintoma é geralmente associado ao fato de apresentar um frênulo muito curto, isso torna a tensão na glande muito irritante.
Inflamação do prepúcio ao urinar: É possível que a micção inflame o prepúcio, causando coceira e ardência.
Mudanças no fluxo urinário: Por causa da pressão sobre a glande pode haver dificuldade na micção.
Inflamação ou infecção na glande e no prepúcio: Geralmente ocorre devido à falta de higiene na área, como um resultado da dificuldade para retrair o prepúcio.
Aparecimento de sebos brancos: É muito habitual o aparecimento de restos brancos na região, sintoma que por sua vez ocorre como resultado da falta de higiene.
Como a fimose é diagnosticada?
O diagnóstico de fimose pode ser feito a olho nu e confirmado quando o especialista não consegue retrair o prepúcio normalmente.
Para diagnosticar, o médico perguntará se você tem ereções dolorosas e lesões.
Você também deve informá-lo se sofre de dificuldade para urinar ou problemas na relação sexual.
Também realizará uma exploração da área para determinar o tratamento mais eficaz.
Quando a cirurgia é necessária?
Ela é indicada especialmente em casos moderados e graves.
Tratamentos da Doença
É indicado realizar tratamento com pomada corticosteróide.
Este tratamento consiste na administração de corticóides em creme que são aplicados na junção entre o prepúcio e a glande, enquanto realizam pequenas retrações da pele prepucial, de forma suave e progressiva.
Com este procedimento é possível enfraquecer os tecidos e fornecer ao prepúcio maior elasticidade.
Este tratamento geralmente é eficaz em casos leves.
Além disso, você deve saber que este procedimento não pode ser estendido por muito tempo, uma vez que perde a sua eficácia e pode causar efeitos colaterais.
Circuncisão
Caso esse problema não se resolva com pomadas, o tratamento definitivo deve ser a cirurgia.
Ela é indicada em qualquer idade, desde que não haja sintomas ou problemas de saúde que a impeçam.
A circuncisão envolve a remoção da parte do prepúcio que impede que a glande seja descoberta, isto é, a pele que cobre a ponta do pênis é removida.
É uma intervenção simples realizada por um urologista.
Este procedimento é caracterizado por necessitar apenas de alguns dias de descanso e geralmente não apresenta complicações.
Além de sua rápida cicatrização, esta intervenção cirúrgica tem outros benefícios importantes, como a redução do risco de infecções do trato urinário, reduzindo as chances de câncer do pênis e doenças sexualmente transmissíveis.
Você conhece alguém que sofra dessa doença? Deixe um comentário.
Comentários encerrados.