Vamos ser sinceros. O divórcio é terrível.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!É provavelmente uma das coisas mais difíceis que você já enfrentou. Parece que sua vida está sendo despedaçada.
Eu já estive lá depois que meu casamento acabou. Eu me senti com raiva, deprimido, solitário e completamente perdido. Foi difícil.
Mas melhora. Superar isso começa por cuidar de si mesmo e de sua saúde mental. Não tente reprimir todos esses sentimentos – só fará mais estragos. Seja gentil consigo mesmo e busque apoio.
Uma Breve História sobre o Divórcio
Você sabia que o divórcio nem sempre foi permitido? Louco, né? Na Roma antiga, podiam facilmente se divorciar de suas esposas se quisessem, mas não o contrário. Fala de duplo padrão.
Não foi até os anos 60 e 70 que o divórcio realmente se tornou mais comum e aceito na cultura ocidental. Hoje em dia, ninguém precisa ficar preso em um casamento infeliz, felizmente. Términos são difíceis, mas poder se separar é melhor do que ser infeliz.
Sinta Suas Emoções
Nós, homens, muitas vezes queremos parecer durões e não mostrar emoção depois de uma separação. Mas reprimir como você realmente se sente só vai voltar para assombrá-lo.
Deixe sair. Fique com raiva. Chore. Converse com amigos próximos que vão ouvir. Veja um terapeuta se precisar – isso não te torna fraco ou não-masculino. Encarar suas emoções ajuda na sua recuperação.
Seus Filhos Vêm em Primeiro Lugar
Se você tem filhos, concentre-se em estar lá para eles. Converse com eles e dê muito carinho. Isso também é difícil para eles.
Mantenha as coisas tranquilas com sua ex e coopere em questões de criação dos filhos. Não briguem na frente das crianças. Com trabalho em equipe, vocês vão superar isso como uma família.
Não Se Isole
É tentador se isolar dos outros durante esse período. Mas o isolamento só vai te deixar mais deprimido.
Dependa do seu grupo de apoio – amigos, família, um grupo de homens. Faça um esforço para socializar e sair de casa. Sua galera quer te ajudar a se reerguer.
Cuide da Sua Saúde
O estresse afeta o corpo. Portanto, manter-se fisicamente saudável também ajuda a mente.
Coma alimentos nutritivos, faça exercícios para melhorar o ânimo e durma o suficiente. Não recorra a hábitos ruins como fumar, drogas ou beber demais. Faça do seu bem-estar uma prioridade.
Evite Decisões Impulsivas
No turbilhão após uma separação, alguns tomam decisões imprudentes, como largar o emprego ou se mudar para longe.
Vai com calma. Grandes mudanças na vida agora são arriscadas. Se estabilize antes de fazer movimentos grandes. Pequenos passos adiante são o caminho a seguir.
Adquira Novos Hobbies
Começar do zero após o divórcio significa encontrar novas coisas para ocupar o seu tempo.
Adote um hobby divertido, como marcenaria, praticar esportes ou aprender um instrumento. Experimente coisas que sempre te despertaram curiosidade. Manter-se ocupado e desafiado ajuda na recuperação.
Não Corra para Namorar
Assim que os papéis forem assinados, alguns imediatamente começam a procurar companhia em aplicativos de namoro. Mas relacionamentos de rebote muitas vezes só prolongam a dor.
Dê a si mesmo tempo para processar tudo primeiro. Reflita sobre o que deu errado. Quando as feridas emocionais estiverem cicatrizadas, então você pode começar a procurar o amor novamente.
Veja um Terapeuta Se Precisar
Se a ansiedade ou a depressão estiverem te afetando, converse com um profissional. Terapeutas e psiquiatras têm ferramentas para te ajudar a seguir em frente de maneira saudável.
Considere medicação também se o seu médico sugerir. Cuidar da sua saúde mental é sinal de força, não de fraqueza.
Mantenha a Esperança
Por mais sombrio que as coisas possam parecer agora, fica mais fácil. Uma vez que a poeira abaixa, você pode começar a jornada para uma vida mais feliz e saudável.
Concentre-se no autocuidado e encontre um propósito. Cerque-se de pessoas boas. Comece a fazer planos para o próximo capítulo emocionante. A tempestade vai passar.
Você consegue! Estamos enviando todas as energias positivas.
Perguntas Frequentes: Divórcio e Saúde Mental Masculina
Aqui estão algumas perguntas comuns sobre divórcio de homens como você passando por separações:
O divórcio afeta mais os homens do que as mulheres?
Historicamente, os homens tiveram mais dificuldade em lidar com o divórcio emocionalmente, embora seja difícil para todos.
Quais efeitos na saúde mental o divórcio pode ter nos homens?
Tristeza, ansiedade, raiva, falta de motivação, dificuldade de concentração e pensamentos negativos são comuns.
Como saber se devo procurar um profissional?
Se a tristeza durar meses e te impedir de trabalhar ou levar uma vida normal, procure um terapeuta.
Namorar logo após o divórcio é útil?
É melhor esperar até que você esteja curado em vez de entrar imediatamente em um relacionamento de rebote.
Qual é a melhor maneira de contar às crianças sobre o divórcio?
Seja honesto, mas tranquilizador. Enfatize que você ainda os ama e que ambos estarão presentes.