Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home4/vacexten/public_html/wp-content/plugins/appmax-woocommerce/includes/class-awc-helper.php on line 24

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home4/vacexten/public_html/wp-content/plugins/appmax-woocommerce/includes/class-awc-helper.php on line 29
▷ Quais as doenças mais comuns em homens?
doenças mais comuns em homens

Quais as doenças mais comuns em homens?

O corpo humano é uma coisa muito interessante não é verdade? Todas as funções que tem, com suas peculiaridades realmente impressiona.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Também tem as diferenças entre cada pessoa, já que até irmãos gêmeos idênticos possuem coisas diferentes.  

Homens e mulheres também tem suas diferenças de gênero, refletindo nas funções  corporais, na personalidade e também nas doenças ou problemas de saúde que eles ou elas apresentam.

Desta forma, há doenças que acometem mais homens que mulheres e vice-versa. Elas também tendem a ser mais cuidadosas com a saúde do que nós. Isso reflete e muito na expectativa de vida.

Segundo o IBGE, a negligência com a própria saúde é um dos fatores que faz a expectativa de vida dos homens ser menor do que a das mulheres: 72,2 anos e 79,4 anos respectivamente, 

Você sabe quais as doenças mais comuns em homens? Não? Então vejamos agora aquelas que mais acometem o organismo masculino.

Doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares

O corpo masculino é muito mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares do que a mulher sabia?

Mas por que isso? Estudos epidemiológicos e clínicos mostram que a incidência da doença cardiovascular na mulher aumenta de forma muito significativa após a chegada da menopausa.

Isso sugere que o estrogênio (hormônio feminino) age com um efeito cardioprotetor no sistema vascular feminino.

Portanto, a  incidência da doença cardiovascular é maior nos homens, especialmente em idades mais jovens, até aos 50 anos. 

Está faixa etária é mais acometida devido a uma maior suscetibilidade a alguns dos fatores de risco deste mal que são:

  • hipertensão arterial
  • colesterol elevado 
  • tabagismo
  • diabetes
  • obesidade
  • alcoolismo
  • sedentarismo
  • alimentação rica em gorduras

A doença cardiovascular é muito perigosa e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a principal causa de mortalidade a nível de mundo em ambos os gêneros, mas predominando entre os homens.

 Dados desta organização apontam que o número anual de mortes por doenças cardiovasculares irá  aumentar para 25 milhões até o ano de 2030.

Esse aumento tão assustador se deve principalmente devido aos maus hábitos citados acima. 

A melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares é mantendo uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos com regularidade evitar o fumo e consumir álcool de forma moderada. 

Fimose e criptorquidia

Ambos são muito comuns especialmente nos homens jovens.

A fimose é a incapacidade, ou dificuldade, de retrair o prepúcio, que é a pele que recobre a glande do pênis.

É uma queixa frequente entre todas as faixas etárias mas tende a ser mais comum na infância. O tratamento da fimose pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do caso. 

A cirurgia da fimose é chamada de postectomia ou circuncisão, que apesar dos nomes complicados, consiste apenas na retirada deste prepúcio, deixando a cabeça do pênis livre.

Já a Criptorquidia (comumente conhecida por Testículo não-descido) ocorre quando um ou os dois testículos não migram do abdômen (onde são formados durante o desenvolvimento gestacional do feto do sexo masculino) para a bolsa testicular. 

Há a chance de o testículo descer naturalmente nos primeiros meses de vida do bebê, mas, caso isso não ocorra, a intervenção cirúrgica faz-se necessária.

Câncer da próstata

Câncer da próstata

É a segunda maior causa de morte por câncer nos homens, ficando atrás do câncer  do pulmão. O câncer de próstata é o sendo o tumor masculino mais frequente depois dos 50 anos. É um dos que mais atingem os homens no Brasil. 

Para prevenir tal taxa assustadora, é muito recomendado que os homens façam o exame anual de PSA e toque retal através do toque retal devem ser feitas anualmente, entre os homens da faixa etária entre 55 e os 70 anos.

Nos homens com risco elevado, com histórico familiar de câncer da próstata, os exames preventivos devem iniciar após os 45 anos.

O exame de toque retal é um grande tabu para alguns homens, mas se este é seu caso, fique tranquilo, o médico urologista já está acostumado com essa situação e vai te deixar o mais à vontade possível.

Câncer da traqueia, dos brônquios e câncer pulmonar

Esse câncer também tem uma incidência muito maior em homens que em mulheres. Estudos médicos recentes encontraram uma possível relação entre mutações do cromossoma Y (exclusivo dos homens) e o maior risco destes tipos de câncer.

Ser fumante inveterado também  continua a ser um importante fator de risco para estes tipos de câncer que incluem os tumores da traqueia, dos brônquios, e dos pulmões.

Isso se deve também ao fato de os homens serem mais adeptos ao hábito de fumar do que as mulheres, segundo dados da OMS. 

E este fato pode explicar também a maior incidência e a maior mortalidade de homens por tumores cancerígenos não relacionados com órgãos sexuais e reprodutivos e mais com tumores decorrentes do tabagismo.

Diabetes

Essa doença está muito associada às mulheres, devido a ela acometer mais o sexo feminino. Porém, ele entra no nosso hall, pois a diabetes é uma doença silenciosa que cada vez mais atinge homens no Brasil e no mundo. 

Mais de 90% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados a hábitos pouco saudáveis, exatamente como nosso primeiro item, as doenças cardiovasculares.

Associados a falta de atividade física e o consumo exacerbado de alimentos ricos em calorias e gorduras, acabam tornando o organismo do homem mais propenso a contrair diabetes, já que a mulherada tende a ter hábitos mais saudáveis que os nossos.

É muito importante tais dados, já que esse tipo de doença está diretamente associado ao surgimento de outras patologias e disfunções no homem, incluindo a erétil.

Então se você quiser manter o funcionamento do seu amigo e das suas funções corporais e sexuais de maneira perfeita, monitore sempre sua saúde a fim de evitar o diabetes.

Distúrbios de ereção

Dentro dos distúrbios de ereção  pode-se destacar a impotência sexual e a  Ejaculação precoce.

O segundo se caracteriza pela a disfunção sexual masculina caracterizada pela ejaculação que ocorre sempre, ou quase sempre, antes do tempo satisfatório para o casal. 

A ampla maioria dos casos engloba uma série de fatores, em geral de cunho emocional, mas também pode ter causas orgânicas (ou físicas), como: 

  • prostatite (infecção na próstata)
  • alterações relacionadas com os níveis de serotonina
  • hipersensibilidade da glande
  • disfunções da tireoide. 

Com a idade é comum que o homem apresente sintomas de disfunção erétil, porém,  tem sido cada vez mais comum homens jovens, antes mesmo dos 30 anos, apresentarem disfunções eréteis.

Isso pode acontecer devido a muitas causas: 

  • rotina de trabalho estressante
  • sintomas de depressão 
  • crises de ansiedade
  • problemas circulatórios 
  • doenças do coração
  • uso de drogas e álcool 
  • pressão para ter uma boa “performance” sexual

Mesmo sendo algo preocupante devido a pouca idade com que isso vem aparecendo nos homens, não há razão para se desesperar, há várias maneiras de resolver a sua situação, antes de se partir para a pílula  azulzinha. 

Consultar um urologista é a melhor saída, pois ele irá indicar indicar exames a fim de verificar suas taxas hormonais ou também a possível presença de outras doenças. 

Atendimento  psicológico também é de grande ajuda, já que se avaliará se é a parte emocional que está causando a disfunção erétil.  

Obesidade

Ser obeso não é nada bom para a saúde do homem. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o problema atinge quase dois bilhões de adultos em todo mundo. Estes números são ainda mais assustadores entre homens acima dos 40 anos de idade. 

A OMS define que uma pessoa obesa é aquela que desenvolve um aumento excessivo de gordura corporal, isso sempre calculado pelo IMC (índice de massa corporal) de cada pessoa. 

A obesidade ou sobrepeso, é preocupante pois ela desencadeia muitos problemas de saúde associados ao excesso de peso, sobretudo as doenças de ordem cardiovascular.Isso se deve, principalmente, devido à má alimentação, com muitas gorduras e carboidratos. 

Países como os EUA, tem taxas altíssimas de obesidade  a ponto de ser considerado um problema de saúde pública naquele país. 

E o pior é que nós homens somos mais propensos a ter esse problema, quando comparado com as mulheres.

Cálculo renal

Em termos gerais a nível mundial, a prevalência do cálculo renal ( a famosa pedra nos rins) varia de 8% a 19% nos homens e de 3 a 5% nas mulheres — o que significa que pode chegar aos 2,5 casos masculinos por cada mulher afetada.

A incidência dos casos de cálculo renal depende de vários fatores:

  • região geográfica
  • clima
  • etnia
  • alimentação
  • fatores hereditários
  • predisposição genética

No entanto, mesmo com essa gama de fatores,  verifica-se que as diferenças nos números de casos ainda é maior entre os homens jovens.

A boa notícia é que após os 50 anos elas ficam mais próximos a nós nas estatísticas devido à menopausa, onde o efeito protetor do estrogênio faz com que elas fiquem mais propensas a desenvolver pedras nos rins.

Tumor de testículo: 

O câncer de testículo é o tumor mais comum em homens entre os 20 e 40 anos. 

O fator de risco mais comum provém de histórico médico pregresso de criptorquidia (testículo não-descido). Outros fatores de risco incluem fatores hereditários com casos na família deste tipo de tumor. 

Apesar de ser preocupante e sério, a boa notícia é que mais de 95% dos casos são curáveis.

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

A obesidade é um dos fatores de risco da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), já que cerca de 40 a 60% dos casos diagnosticados com esse problema estão diretamente relacionados com o excesso de peso. 

E a notícia ruim é que esse problema afeta duas a quatro vezes mais os homens do que as mulheres. Mas por que isso?

Pois o padrão de distribuição da gordura corporal é obviamente diferente no corpo delas do que no nosso. Nós homens, temos a gordura concentrada especialmente na região do abdômen e no pescoço.

O aumento da gordura abdominal contribui diretamente para a diminuição da capacidade de expansão pulmonar e a acumulação de gordura no pescoço causa o estreitamento das vias respiratórias.

Juntando esses dois mecanismos acabamos por desenvolver da apneia do sono mais do que elas. 

Novamente a questão hormonal influencia, já que nas mulheres a prevalência de SAOS é maior na faixa etária pós-menopausa.

Pneumonia

Os homens têm uma maior probabilidade de morrer por pneumonia, mas não por questões relacionadas com a biologia. A mortalidade por pneumonia intra-hospitalar é maior nos homens.

 

Isso deve-se a um conjunto de comportamentos de risco e de hábitos de vida que os homens tem, como somos mais relapsos quando o assunto é saúde, elas ficam na nossa frente quando o assunto é pneumonia.

 

A mortalidade por pneumonia é 10% mais baixa nas mulheres. Isso devido a elas terem maior resistência, menos fatores de risco.

Os principais fatores de risco para a ocorrência de pneumonia são: 

  • tabagismo
  • doenças imunossupressoras
  • doença pulmonar obstrutiva crônica
  •  insuficiência cardíaca
  • convulsão
  • acidente vascular cerebral (AVC) prévio com sequelas 
  • câncer, 
  • diabetes
  • insuficiência renal.

Hipogonadismo

O hipogonadismo é quando o organismo deixa de produzir testosterona.

Isso se descobre quando há a investigação, após o paciente reclamar de sintomas da obesidade, de falta de ereção, de falta de energia, entre outros.

O hipogonadismo pode ocorrer por muitas causas, como:

  • uso de drogas
  • acidentes
  • hereditariedade
  • obesidade
  • musculatura desgastada
  • quimioterapia.

Para os homens mais velhos, a doença é chamada de distúrbio androgênico do envelhecimento, a famosa andropausa.

A falência do testículo pode ser causada pela própria idade já que a partir de 40 anos o homem perde 1,2% de sua testosterona por ano. 

Para curar o hipogonadismo, o tratamento é feito com reposição hormonal.

Já falamos aqui no blog do Vac Extensor sobre a importância de estar atento a sintomas e sinais que seu corpo dá quando algo não está bem. Sempre cuide de sua saúde, ela é seu maior bem!

Sua saúde e bem estar é importante para nós, por isso o Vac Extensor está sempre trazendo dicas de saúde masculinas pra você se atualizar.

Aproveite e acesse nosso site para conhecer nossos extensores penianos que além de aumentarem significativamente o tamanho do seu pênis, também auxiliam em casos de disfunção erétil! 

 

Você vai se surpreender com os resultados.

WhatsApp Atendimento WhatsApp